Cadastro Único – Como Se Inscrever

Publicidade

O Cadastro Único é importantíssimo para você que deseja participar de algum programa social do Governo Federal, pois é através dele que é verificado seus dados para saber se você esta habilitado a receber algum benefício social.

Além disso o Governo consegue entender como e onde estão vivendo as famílias que estão precisando de alguma ajuda social neste momento. Neste ano de 2022 para facilitar as coisas, foi criado o aplicativo do Cadastro Único que oferece a possibilidade de o cidadão realizar um pré-cadastro inicial diretamente no aplicativo.

Publicidade

Onde que após realizar este pré-cadastro, bastará o cidadão se dirigir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do seu município para confirmar a sua inscrição apresentando seus documentos originais, e pronto, o cidadão estará habilitado para solicitar a participação de qualquer programa de benefícios sociais do Governo Federal.

Cadastro Único
Aplicativo Cadastro Único

Novo aplicativo do cadastro único

Um dos maiores acertos no ano de 2022, foi a atualização do aplicativo do Cadastro Único que desburocratizou muitas coisas, por exemplo: antigamente você tinha que se deslocar até o CRAS para atualizar seus dados e dizer que nada mudou dos seus dados, agora pelo próprio aplicativo você faz isso e economiza muito tempo.

Publicidade

Em suma você consegue acompanhar a sua situação, verificar os benefícios que recebe, atualizar informações, acompanhar oportunidades, receber notificações importantes, e evite deixar desatualizado o cadastro da sua família para que você não venha perder nenhum benefício.

Acessando o aplicativo do Cadastro Único caso você ainda não o tenha, você consegue fazer seu pré cadastramento, e com isso passar pelo processo de avaliação complementar, no próprio aplicativo tem o mapa dos pontos mais próximos para você ir confirmar seus dados.

Geralmente os documentos exigidos são: CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de renda se houver, comprovante de frequência das crianças nas escolas se houver.

Algumas funções do aplicativo: consulta simples, pré-cadastro, comprovante de cadastro, atualização cadastral por confirmação. O aplicativo esta disponível nas plataformas Android e iOS Iphone, baixe digitando “Cadastro Único” no Play Store ou na Apple Store.

Quando atualizar o seu Cadastro Único

Queremos reforçar aqui no artigo este ponto, para que você não tenha o transtorno de em algum momento perder algum benefício social seu por descuido, a atualização constante do seu cadastro é o ponto fundamental para a manutenção de quaisquer benefícios sociais que você esteja recebendo.

Por isso, não deixe de atualizar seu cadastro no Cadastro Único, quando: houver saída de algum membro da família, em caso de mudança de endereço, em casos de morte ou quando há o nascimento de alguém na família, todos os dados com relação a mudança de escola (matrículas, transferências e etc), e por fim qualquer tipo de mudança relacionada a renda familiar.

Não havendo qualquer tipo de mudança nos seus dados cadastrais, mesmo assim, a cada 2 anos é necessário você dar um OK, para confirmar que tudo permanece da mesma forma, isso é importantíssimo.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único

Existe um critério que o Governo Federal utiliza para filtrar os participantes de programas sociais, e como todos os que desejam os benefícios precisam estar inscritos no Cadastro Único, então este filtro se inicia já neste momento, portanto para se inscrever é necessário que:

A renda familiar não exceda 3 salários mínimos, ou renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa da família, por exemplo uma família que possuem 2 membros e recebe apenas R$ 1.212,00 esta habilitada a se inscrever e participar dos programas sociais.

Famílias que possuem renda acima dos 3 salários mínimos, mas que estão desejosas de algum benefício social do Governo, como por exemplo um pai que deseja o Bolsa Ciência para o seu filho, ou uma mãe que deseja o Bolsa Ciência para a sua filha.

Apenas o responsável familiar deverá realizar o cadastro, não há necessidade de várias pessoas da família fazerem, ele é quem prestará contas referente a família, e preferencialmente que seja a mulher.

Quais programas usam o Cadastro Único

Uma vez que você está cadastrado no Cadastro Único, você tem acesso agora aos seguintes programas sociais do Governo Federal, podendo pedir a sua habilitação para eles:

Programa Auxílio Brasil, Programa tarifa social de energia elétrica, isenção de taxas em concursos públicos, ID jovem (voltado para desconto para jovens e estudantes), Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela, Programa Bolsa Verde.

Publicidade