Como Se Inscrever No Sisu

Publicidade

Oficialmente as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas, saiba como se inscrever no Sisu. São aproximadamente 220 mil vagas distribuídas em 128 instituições públicas de ensino superior, sendo que são 63 de universidades federais.

Se você ainda não conhece, saiba que o Sisu é um sistema automatizado onde as universidades no Brasil disponibilizam vagas em diversos cursos superiores e os estudantes conseguem utilizar suas pontuações do Enem para disputá-las.

Publicidade

Duas vezes no ano são abertas vagas por intermédio do Sisu, a primeira ocorre geralmente em fevereiro, e a segunda no meio do ano, outras formas de aproveitar a pontuação do Enem é por meio do FIES e do PROUNI.

Se inscrever no Sisu
Se inscrever no Sisu

Se Inscrever No Sisu

A data limite para se inscrever no Sisu é até o dia 24 de fevereiro, ou seja sexta-feira, e você pode faze-lo visitando o portal do MEC em acessounico.mec.gov.br – podendo o aluno escolher até dois tipos de curso. No próprio portal vai ter as demais informações concernentes a vagas disponíveis, curso, turno, instituição. Importante deixar claro que o Sisu usa as notas que você tirou no Enem para efetuar a concessão de vagas.

Portanto o participante precisa ter realizado o Enem 2022 e de forma alguma ter tirado zero na redação, muito menos participado do exame apenas como “treineiro”. Segundo a Agencia Nacional na outra semana já é possível conferir o resultado, que sai no dia 28 de fevereiro (terça-feira), a mesma data que abrirá uma lista de espera para aqueles que não conseguiram uma vaga nessa primeira chamada.

O que acontece depois da inscrição no Sisu?

Depois da etapa de inscrição, o Sisu irá selecionar os participante que obtiveram as melhores pontuações, aqueles que tiveram as melhores notas poderão se matricular segundo a disponibilidade de vagas para cada curso e modalidade de concorrência (ampla concorrência ou ações afirmativas).

Caso você tenha sido classificado nas duas opções de curso, o Sistema sempre considerará a primeira, então fique atento quando for escolher o curso principal!

Uma vez que você for classificado, poderá se matricular na chamada regular, assim mantenha-se ligado aos prazos e documentos segundo cada universidade, para enfim garantir a sua vaga. Se você não conseguiu se classificar, não se preocupe, poderá optar por entrar para a lista de espera.

Uma vez que você esta na lista de espera, então as próximas chamadas serão divulgadas por cada universidade, e não pelo Sisu. Fique portanto acompanhando a universidade para o qual você esta pleiteando uma vaga.

Como funciona o cálculo da nota de corte?

É considerada a pontuação da última pessoa classificada para a chamada regular do sistema. Então se um curso possui 40 vagas, a nota do candidato que ficou no 40º lugar é a nota de corte. E por ela você conseguirá se basear para saber quanto precisa aproximadamente tirar para entrar em curso logo de cara na primeira chamada

Mas saiba que a nota de corte pode variar dependendo do curso, em muitas situações é utilizado a média de pontuação das 5 provas do Enem. Porém um curso como o de Letras pode ter um peso maior na prova de redação.